MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Estudantes da PUC-PR protestam contra afastamento de professores; veja o vídeo

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) de Curitiba fizeram, na noite desta segunda-feira (17), um ato de protesto contra o afastamento de nove professores da instituição de ensino superior. Os manifestantes gritavam “Não vai ter

Da Redação

·
Estudante durante protesto na PUC-PR: manifestação contra afastamento de professores - Imagem: Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Estudante durante protesto na PUC-PR: manifestação contra afastamento de professores - Imagem: Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2016, 08:55:00 Editado em 27.04.2020, 19:50:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) de Curitiba fizeram, na noite desta segunda-feira (17), um ato de protesto contra o afastamento de nove professores da instituição de ensino superior. Os manifestantes gritavam “Não vai ter aula, ei reitor devolve o professor e professor eu não me engano, o reitor é um tirano”. Eles querem que a decisão seja revista pela direção da PUC. A manifestação aconteceu no Bloco Azul da PUC-PR. O afastamento gerou a insatisfação em um grupo significativo de pessoas ligadas à instituição. Todos os educadores são membros do Conselho Administrativo do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes). A entidade frisa que a decisão aconteceu em represália à publicação de uma matéria jornalística, que criticava ações da direção da universidade.


NOTA DA PUC
A PUC-PR divulgou nota confirmando que o afastamento ocorreu em razão da publicação, que conta com “atos considerados ofensivos à honra e boa fama”.De acordo com afirmação do vice-presidente do Sinpes, Valdyr Perrini ao site Banda B, a relação entre entidade sindical e PUC-PR começou a ter problemas com a saída de alguns professores ainda no ano passado e  intensificou-se com a retirada de direitos da categoria. Essa disputa e outras criticas trabalhistas teriam sido vinculados pelo jornal do sindicato, o Didata.

“Em vez de retomarem uma negociação, uma assessoria jurídica mal informada resolveu tirar os professores do espaço universitário. Acontece que a publicação é assinada por uma jornalista e que tem a garantia de preservar a fonte e, se insistirem, vamos ter que resolver na Justiça do Trabalho por ato anti-sindical”, ressaltou.

A PUC-PR explica na nota que "o procedimento visa à proteção dos professores, dos alunos e de toda a comunidade universitária, durante o período de apuração desse triste evento".“A Universidade buscou o entendimento e os devidos esclarecimentos sobre as ofensas irrogadas contra ela e contra as demais vítimas dos editoriais. Em resposta, o Sinpes não esclareceu aos questionamentos e, como se não bastasse, imputou à jornalista responsável pela editoração do jornal toda a responsabilidade pelo conteúdo dos editoriais.

Em virtude disso, a Instituição entende a necessidade de serem apuradas, antes de qualquer decisão definitiva, as responsabilidades dos proprietários do veículo”, acrescentou a nota da instituição. O Sinpes informou que espera retomar a negociação ainda nesta semana. A entidade chegou a marcar uma reunião com o arcebispo metropolitano para chegar a um acordo.

ÂMBITO JUDICIAL
Já a PUC-PR disse que está apurando internamente os fatos e levou a questão ao âmbito judicial, em virtude de um possível cometimento de crimes contra à honra (calúnia, injúria e difamação). “No período de apuração, os professores permanecerão com a remuneração salarial.

A PUC-PR ressalta que os alunos da graduação não terão prejuízo com a medida nem em relação às aulas nem às apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso. Já o Programa de Pós Graduação irá conduzir as orientações de dissertações e teses e não ocorrerão quaisquer cancelamentos”, finaliza a nota da Universidade Católica.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes da PUC-PR protestam contra afastamento de professores; veja o vídeo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!